Feeds

domingo, 9 de maio de 2010

Tarefa 2 - Biologia


Há alguns anos, foi realizada uma pesquisa onde espermatozóides e óvulos foram congelados a uma temperatura de, aproximadamente, 200 graus abaixo de zero. Atualmente, estes foram submetidos a um processo de descongelamento por uma lâmpada e estimulados ao retorno das atividades usuais. Ou seja, os espermatozóides voltaram a nadar e os óvulos permaneceram à espera da fecundação.
Não demorou muito para que ocorresse a fecundação e fosse formado um novo embrião. Em seu desenvolvimento (4 ou 5 dias após a fecundação), nasce o blastocisto, que é formado por mais ou menos 150 células em sua superfície. Dentro dessa “parede” sobram algumas células indiferenciadas (não possuem uma função determinada) que se caracterizam pela capacidade de se transformar em diversos tipos de tecidos que formam o corpo humano. Essas células são chamadas de células-tronco.
As células-tronco são importantes, principalmente, na aplicação terapêutica, sendo úteis em terapias de combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes tipo 1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias. O objetivo principal das pesquisas com células-tronco é utilizá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas. Além de ser encontradas em células embrionárias, como no vídeo, podem estar em vários locais do corpo, como no cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, no fígado, na placenta e no líquido amniótico.
O estudo das células-tronco está incluso na chamada Biologia do Desenvolvimento, que estuda os processos pelos quais os organismos crescem e se desenvolvem. A Biologia do Desenvolvimento atual estuda os controles genéticos do crescimento celular, a diferenciação celular e a morfogênese (o processo que origina os tecidos, órgãos e a anatomia).
Tal estudo é importante, principalmente, nas áreas medicas, na cura e tratamento de doenças, dentre outros. Sendo, assim, um estudo de preservação da vida humana que está cada vez mais comprometida.

Comentários:
Julia Jardine
Luiza Cerutti
Nicole Gut

6 comentários:

  1. Muito boa tua explicação sobre células-tronco. É impressionante como a tecnologia tem se desenvolvido cada vez mais e nos permite conhecer nosso organismo e a sua capacidade de se transformar. Estamos muito longe ainda de tudo que pensamos ser o nosso limite, pois a cada segundo torna-se possível mais um feito científico.

    ResponderExcluir
  2. Também sabemos que com o avanço nos estudos, cada vez mais pessoas serão beneficiadas com a proximidade de cura de algumas doenças. Muitas pessoas terão uma melhoria na qualidade de vida e também mais vontade de viver. Estudos como estes, com as células-tronco, só provam que as respostas para nossas dúvidas estão na nossa frente, só precisamos abrir os olhos e querer enchergar elas. As células-tronco participam ativamente da nossa vida desde o momento em que nascemos e com certeza exercem um papel importantíssimo não apenas para nós mas também para outras pessoas que poderão receber as nossas. Já que as células-tronco tem a capacidade de se tornarem qualquer outro tipo de célula no nosso corpo, órgãos podem ser regenerados com a ajuda desse tipo delas. Além disso existem estudos em andamento sobre criação de órgãos a partir de células-tronco. Impressionante onde o homem pode chegar, basta querer.

    ResponderExcluir
  3. Vale lembrar que as celulas tronco podem ser obtidas: Por Clonagem Terapêutica que é a técnica de manipulação genética que fabrica embriões a partir da transferência do núcleo da célula já diferenciada, de um adulto ou de um embrião, para um óvulo sem núcleo. Do Corpo Humano, as células-tronco adultas são fabricadas em alguns tecidos do corpo, como a medula óssea, sistema nervoso e epitélio, mas possuem limitação quanto a diferenciação em tecidos do corpo humano. De Embriões Descartados, (inviáveis para implantação) e Congelados nas clínicas de reprodução assistida

    ResponderExcluir
  4. Ainda temos conhecimento de que os diversos tratamentos com células tronco, além de melhorar a saúde física, melhora também a mental, pois faz aumentar sua auto estima e também modifica a relação do ser humano dentro da sociedade, gerando outra visão por parte das pessoas que antes provavelmente o rejeitara.
    Texto bem completo, muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante a introdução, onde tu mostra mais sobre como nós ''chegamos'' até as células-tronco, e o que na verdade represnetam as células-tronco como evolução na medicina. Parbéns betinha :D

    ResponderExcluir
  6. Muito bom. Ainda há discussões sobre as células tronco, muitos debates com leigos, cientistas e politicos, pois muitos discordam desse tratamento. Estamos evoluindo cada dia mais e descobrindo novas ''curas'', mesmo que essa ainda demore um pouco para ser introduzida totalmente na sociedade.

    ResponderExcluir

HEY!