Feeds

terça-feira, 18 de maio de 2010

Tarefa 1 - Sociologia

O poema é direto e expõe explicitamente um ponto de vista sobre o consumismo atual. Repetirei: Um ponto de vista sobre o consumismo.

A primeira constatação que gostaria de fazer é a diferença entre o consumo e o consumismo. O primeiro trata-se de adquirir bens necessários à sobrevivência; o segundo refere-se à aquisição de produtos além da necessidade, apenas por vaidade.

Acredito que o poema fala claramente do consumismo, do marketing excessivo das marcas pressionando as pessoas todos os dias a possuírem algo que elas, antes, não estavam interessadas.

Mas, particularmente, considero hipocrisia ignorar o fato de que existem mais de um ponto de vista e “mil e uma” personalidades espalhadas pelo mundo. Então é claro que a influência da propaganda comercial que incentiva ao consumismo vai depender da própria personalidade de cada indivíduo.

Todos sofrem igualmente os efeitos do capitalismo excessivo, da globalização, da explosão de comerciais e da variedade demasiada de marcas a disposição no mercado. Mas assim como, por exemplo, alguns fumam e outros não, o resultado deste “bombardeio” varia de pessoa para pessoa. Existem pessoas mais resistentes a isso e outras mais influenciáveis. Umas, com necessidade constante de integração na sociedade, apelam para a moda e outras não sentem a mesma necessidade de “estar no meio”.

Outro ponto importante que gostaria de destacar é que não adianta criticar repetidamente as marcas. Elas vivem do sistema capitalista assim como nós e precisam da propaganda para sobreviver. Também não adianta tentar abolir as marcas, porque tudo, repito, tudo que existe tem uma marca e, perdão a possível grosseria, mas ninguém vai andar pelado, não comer ou não beber por não querer fazer parte desse sistema que passou dos limites. Todos precisam consumir para sobreviver, então encaro a crítica do autor como exagerada e generalista. Novamente digo que existe uma diferença entre o consumo e o consumismo, entre escolher os produtos por gosto, ignorando a marca (podendo, coincidentemente, vir a escolher um produto de marca prestigiada) e escolher “a marca ao invés do produto em si”. Até porque quando alguém escolhe o produto por gosto, independente da marca que escolher, já está fazendo uma escolha, deixando de perder sua personalidade/identidade por isso.

Por fim, concluo voltando ao princípio, onde disse que há muitas personalidades consideradas, informalmente, “fortes” ou “fracas” destacando que não deve existir a generalização e onde disse que a centralização do mercado é fruto de um sistema que a maioria alimenta e, francamente, “não vive sem”. Como disse Charlie Brown Jr: “A sociedade prega o bem, mas o sistema só alimenta o que é mau”.



Comentários:
Maira da Silva
Mariá Nunes

domingo, 9 de maio de 2010

Tarefa 2 - Biologia


Há alguns anos, foi realizada uma pesquisa onde espermatozóides e óvulos foram congelados a uma temperatura de, aproximadamente, 200 graus abaixo de zero. Atualmente, estes foram submetidos a um processo de descongelamento por uma lâmpada e estimulados ao retorno das atividades usuais. Ou seja, os espermatozóides voltaram a nadar e os óvulos permaneceram à espera da fecundação.
Não demorou muito para que ocorresse a fecundação e fosse formado um novo embrião. Em seu desenvolvimento (4 ou 5 dias após a fecundação), nasce o blastocisto, que é formado por mais ou menos 150 células em sua superfície. Dentro dessa “parede” sobram algumas células indiferenciadas (não possuem uma função determinada) que se caracterizam pela capacidade de se transformar em diversos tipos de tecidos que formam o corpo humano. Essas células são chamadas de células-tronco.
As células-tronco são importantes, principalmente, na aplicação terapêutica, sendo úteis em terapias de combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes tipo 1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias. O objetivo principal das pesquisas com células-tronco é utilizá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas. Além de ser encontradas em células embrionárias, como no vídeo, podem estar em vários locais do corpo, como no cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, no fígado, na placenta e no líquido amniótico.
O estudo das células-tronco está incluso na chamada Biologia do Desenvolvimento, que estuda os processos pelos quais os organismos crescem e se desenvolvem. A Biologia do Desenvolvimento atual estuda os controles genéticos do crescimento celular, a diferenciação celular e a morfogênese (o processo que origina os tecidos, órgãos e a anatomia).
Tal estudo é importante, principalmente, nas áreas medicas, na cura e tratamento de doenças, dentre outros. Sendo, assim, um estudo de preservação da vida humana que está cada vez mais comprometida.

Comentários:
Julia Jardine
Luiza Cerutti
Nicole Gut