Feeds

domingo, 25 de abril de 2010

Tarefa 1 - Biologia


Quando lembramos o que aprendemos em biologia, é possível construir uma linha do tempo imaginaria sobre nós mesmos, fazendo uma análise que começa na:

  • Anatomia:


Pode-se dizer que anatomia é, de uma forma resumida, o estudo das partes do corpo humano.
O corpo humano se mantém em equilíbrio com o meio ambiente através de seus vários sistemas. O Sistema Ósseo, o Sistema Muscular, o Sistema Digestivo, o Sistema Circulatório, o Sistema Respiratório, o Sistema Sensorial (pele, visão, audição, olfato e gustação), Sistema Nervoso, o Sistema Endócrino (hormonal) e, finalmente o Sistema Reprodutor, que é fundamental para o equilíbrio do organismo e perpetuação da vida.
É importante ter, pelo menos, uma noção de cada um dos sistemas acima citados, pois, para o perfeito funcionamento do organismo e para que permaneçamos, conseqüentemente, seres humanos saudáveis, é necessária uma integração de todos eles. E isso só é possível quando conhecemos e cuidamos do nosso próprio corpo. Como ninguém em sã consciência quer sofrer danos por falta de saúde, a relevância de tais conhecimentos é clara e considerável.
Para quem tem interesses pela saúde da sociedade além da sua própria e pretende cursar medicina, por exemplo, é necessário estudar mais profundamente a área da anatomia, entrando em outras áreas com a:

  • Citologia:


É, basicamente, o estudo da célula. Mas o que é célula afinal? Célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. Foi descoberta pelo inglês Robert Hooke, que observava uma célula de cortiça (tecido vegetal morto) usando o microscópio. O corpo humano tem mais ou menos 100 trilhões de células. Pouco depois, comprovou-se que todas as células de um mesmo organismo têm o mesmo número de cromossomos. Este número é responsável pela transmissão dos caracteres hereditários.
Falando em hereditariedade, reconhecer uma célula não é o suficiente para, por exemplo, detectar paternidade. Isso requer um conhecimento sobre DNA, que entra nos princípios da:

  • Genética:


Ramo da biologia que estuda a forma como se transmitem as características biológicas de geração para geração.
O DNA é uma molécula formada pela junção de um grande número de nucleotídeos, e que contém um código com a informação genética. Constitui uma espécie de código que determina o que uma célula tem e pode de produzir uma cópia dele mesmo.
Depois de conhecermos um pouco do nosso corpo internamente, podemos nos focar em dois fatores essenciais para a sobrevivência. Pois nenhum dos cuidados anteriores teria efeito sem esses dois tópicos que estudamos em ciências, nos primeiros anos de formação intelectual na escola. Estou falando da:

  • Água e o Ar:


Vimos anteriormente que Todos os seres vivos que habitam o planeta Terra são formados por células. Estas, por sua vez, possuem organelas, partículas que mantêm as células vivas utilizando inúmeros tipos de substâncias. Uma dessas substâncias é a água. E é fácil comprovar isso. Bebemos água várias vezes ao dia, ingerimos muitos alimentos que contém água e expelimos do nosso corpo vários tipos de líquidos que possuem água, por exemplo, suor, urina, lágrimas, etc.
Nosso planeta é o único no Sistema Solar a apresentar 71% de sua superfície coberta por água. Essa substância é a mais abundante na constituição da maioria dos seres vivos, podendo ser encontrada em porcentagens que variam de 70% a 95%.
Já o ar se apresenta no estado gasoso e é uma mistura de gases. Ele é invisível, incolor (não tem cor) e inodoro (não tem cheiro). Mas existe, tem peso e ocupa espaço. Muitas são as situações do nosso dia-a-dia em que percebemos a presença de ar. Quando sentimos a brisa suave no nosso rosto, quando o vento sopra forte balançando os galhos das árvores, quando respiramos e sentimos o ar entrando e saindo dos nossos pulmões, estamos percebendo a presença do ar.
Então, não importa em que área nos aprofundemos, os seres bióticos e abióticos estão sempre se relacionando, e conhecê-los só torna essa relação mais harmônica para todos.




Comentários:
Bruna Morais
Julia Jardine
Michele Citolin

quinta-feira, 15 de abril de 2010

HEEEEEEEEY!


Oi pra geral! Em primeiro lugar, não vim aqui pra falar da minha vida nem nada do gênero (que, normalmente, é o que as pessoas falam em blogs). O objetivo do primeiro post é só como um tipo de teste, mas já que já to aqui, vai servir pra dar as boas vindas pra todo mundo (aeeeeeeeeeeee, que emoção!!!). Allllllright, vai ser uma chatice ter que escrever não sei quantas vezes nessa coisa que a maioria não tinha o mínimo interesse, e ainda mais sobre biologia (desculpas ao professor Paulo mas essa foi necessária, hehehe), mas vamos ver se, pelo menos, conseguimos fazer isso aqui ficar mais... aaahh, usem a palavra que quiserem! Beijos, malas!